Mitos e verdades da Depilação

Mitos e verdades da Depilação.

1° Raspar com lâmina pode engrossar os pelos ?
Mito. "A lâmina faz apenas um corte, não muda a espessura" afirma a dermatologista Maria Fernanda Gavazzoni. A haste do pelo é mais grossa na parte central e na raiz e mais fina na ponta exposta. A lâmina corta o pêlo no meio da haste. Após uns dois dias, o pêlo começa a crescer exatamente a partir dessa parte mais grossa que já existia e, assim, há a falsa impressão de que os pelos engrossam.

2° Fazer depilação com cera ouente nas pernas aumenta a quantidade de varizes ?
Mito. A cera quente pode provocar uma dilatação temporária dos vasos, mas muito rápida. "O 'trauma' que a cera causa é apenas na superfície da pele. Não faz sentido afirmar que depilação com cera quente resulta
em varizes", comenta a dermatologlsta Carla Albuquerque. O angiologista e cirurgião vascular Ricardo Tebaldi explica que as veias varicosas ficam abaixo da hipoderme, uma camada mais profunda do que a cera pode atingir. "Mesmo os indesejáveis vasinhos não sofrem a ação da cera quente. Apenas os pacientes com trombose superficial da perna (tromboflebites) e com veias que romperam e sangraram recentemente
devem ter cuidado com qualquer tipo de depilação", completa ele.

3° Retirar completamente os pelos da virilha traz riscos à saúde ?
Verdade. Alguns ginecologistas reprovam a técnica da depilação completa porque os pelos pubianos servem de proteção contra a invasão de bacterias nessa área. Mas, ao mesmo tempo, o excesso de pelos e a falta de higiene podem contribuir para o acúmulo de bacterias.

4° Dói mais depilar antes ou durante o período menstrual ?
Verdade. A depilação deve ser feita até 10 dias antes do começo do ciclo. No período pré-menstrual, o organismo retém água e a pele estica, aumentando a sensibilidade à dor. "Devido as alterações hormonais próprias da fase, há uma diminuição da resistência à dor, sendo mais difícil suportá-la", diz a dermatologista Carolina Marçon.


5° Aparar os pelos com a tesoura antes da depilação faz com que fiquem mais fortes e difíceis de sair durante a depilação ?
Mito . Aparar os pelos com a tesoura não altera a estrutura interna dos pelos nem interfere na depilação.

6° Depilar o ânus com cera quente é prejudicial a essa região ?
Mito. Os pelos genitais da região anal podem ser retirados, desde que não
haja o menor sinal de lesão ou infecção na região. "A pele da região
íntima, principalmente da perianal, é muito delicada e, por isso, é
preciso ter cuidado", alerta a dermatologista Carolina Marçon.

7° Usar cera quente na pele do rosto (sobrancelhas e buço) deixa as pálpebras e a pele flácidas ?
Esse é um assunto controverso. Alguns dermatologistas acreditam que não, porque a pele torna-se flácida pela diminuição natural da produção de colágeno e elastina. A depilação tem um estimulo superficial, que não atinge essas camadas mais profundas. Isso vale também para outras partes do corpo, como pernas. Outros dermatologistas defendem que, sim, já que a tração repetida causa danos nas fibras de colágeno e elastina, provocando flacidez e envelhecimento precoce.

8° Raspar com lâmina pode aumentar os pelos encravados ?
Verdade. Qualquer método de depilação, se malfeito, pode causar este, entre outros problemas. O pêlo nasce do folículo e tem uma direção única: Eclodir e sair. Como a lâmina só cora o pêlo, não o arranca, é comum que a passagem dele pela pele torne-se mais estreita com o crescimento. Com esse caminho alterado, o pêlo não consegue sair e encrava. O organismo vê como um corpo estranho e o engloba, formando uma bolinha dura e inflamada, que só melhora com a retirada do pêlo.

9° Depilar os pelos frequentemente diminui a quantidade com o tempo ?
Verdade. Cada vez que o pêlo é arrancado pela raiz, ocorrem danos nas células germinativas que dão origem a um novo fio. Após danos sucessivos, frequentes, o pêlo tende a nascer imperfeito, ou seja, mais finoe mais claro.

10° Após a depilação na virilha é bom usar lingerie de algodão ou dormir sem calcinha, para prevenir foliculite ou irritações ?
Verdade. O ideal é evitar roupas apertadas ou sintéticas. Elas estão relacionadas com um aumento na formação de inflamações e irritações.

Fonte: Depil House

Aqui foram algumas verdades e mitos da depilação.
Tenham um ótimo dia!
bjos Va.
http://justva.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário