Exercício para Ombros


Olá Meninas,

Ótima Sexta!!!

Hoje vou falar sobre o exercício para ombros, quem participou dos Desafios AF( 1° e 2° edição) já conhece esse exercício..

Falando sobre os ombros:
Fortalecer os músculos desta região é realmente importante, tanto para fins estéticos quanto funcionais. Ombros fortes e robustos reduzem consideravelmente a possibilidade de traumas (entre os mais comuns e frequentes citamos as lesões no manguito rotator do ombro).  Ao mesmo tempo, ombros tonificados e bem definidos atribuem maior harmonia ao corpo e aumentam o efeito em "V" da coluna.

Indicações da anatomia muscular do ombro: a articulação do ombros é inteiramente coberta pelo músculo deltóide e de forma mais profunda pelo manguito rotator do ombro. O deltóide é dividido, a grosso modo, em três partes: anterior, lateral e posterior. O deltóide é o músculo que eleva o braço e o desloca em todas as direções.  
Mas o que é o manguito rotator?
O manguito rotador é composto por um grupamento de músculos denominados de subescapular, supra-espinhoso, infra-espinhoso e redondo menor que cobre a epífise proximal do úmero e tem grande importância na estabilização, na força e na mobilidade dos ombros, porque são responsáveis por potencializar a rotação, tanto interna quanto externa dos braços e auxiliam na elevação e estabilização da articulação glenoumeral.

O exercício que eu faço para ombros é a  elevação lateral com halteres, veja o vídeo:

Elevação lateral com halteres é o exercício base para treinar os músculos dos ombros. Com este exercício você pode treinar todos os feixes do músculo deltóide para obter ombros fortes.

InstruçõesEm pé, com as pernas ligeiramente flexionadas, tronco reto. Braços ao longo dos quadris, com os cotovelos levemente flexionados. Os halteres ficam alinhados verticalmente com os ombros. Sem alterar o ângulo dos cotovelos e mantendo o tronco reto, levante o haltere até que esteja alinhado horizontalmente com os ombros. Parando os halteres na altura do ombro, evite colocar o peso em outros grupos musculares.
*Fonte:
http://www.passion4profession.net/
http://www.waldemarguimaraes.com.br/?p=1125

Meu ponto de vista atual (27/04/12):
Este exercício dói um bocado, mas é muito importante. Fazemos diariamente muitas coisas utilizando os ombros. Coisas simples do tipo: trocar lâmpadas, levantar coisas ou pessoas, arrastar e puxar objetos, lavar roupa e muitas outras coisinhas... os ombros sempre estão participando dos movimentos de alguma forma.
Além disso, eu acho que os ombros definidos trazem uma harmonia e uma beleza a mais ao corpo.
Em contrapartida: Temos que ter muita cautela ao treinar os ombros, pois um treino ruim pode ocasionar numa lesão séria. Nos ombros encontramos a maior mobilidade articular presente no nosso corpo. Ele se movimenta praticamente em todas as direções e em diversos ângulos. E como disse antes, os ombros sempre estão participando dos movimentos de alguma forma. Portanto, é de suma importância treiná-los corretamente. 

Por hoje é isso. Um Bom treino!

Bjos Va.

8 comentários:

  1. Va, poise tem algumas coisas acontecendo que me deixam pra baixo. Mas voltarei em breve! beijos obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
  2. Viu só flor, estou trabalhando meus braços com muito sacrifício e aumentando aos poucos. Confesso que não são os exercícios que mais gosto, mas sei que preciso. Fazer o que né? Nós queremos ficar saradas...rsrsrs! Dóiiiiii, mas tá bom..rs!

    Quanto ao post, exercitar os ombros é importantíssimo mesmo. É a região que tenho que ter mais cuidado pois meu ombro direito sempre "ameaça" luxar, dependendo do exercício. E quando isso acontece é uma dor bem incômoda, além de me deixar com medo de mexer o ombro novamente.

    Por este e outros motivos que as pessoas têm que prestar atenção no que estão fazendo e como estão fazendo, respeitar as amplitudes, não exceder desmedidamente nos pesos, tudo tem que ser gradual. Hoje em dia faço exercícios com todo o cuidado do instrutor devido a estes problemas. E claro, fortalecendo meu manguito rotador pra compensar ..rsrs.

    Ótimo fds pra vc tb.
    Bjosss e até maisss...

    ResponderExcluir
  3. PS: Liga não, mas costumo me empolgar nos comentários e escrevo um montãoooooooooo...uhahuahuaua.

    Bjo

    ResponderExcluir
  4. eu faço elevação lateral...
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Cada exercício legal você posta. Queria fazer localizada também, mais ainda não arrumei mais tempo. Espero espremer mais meu dia, para fazer.
    Bjokas e ótima sexta-feira!

    ResponderExcluir
  6. amigaaaaaaaaaaaaa.....
    tô sentindo falta das nossas conversas viu?!!! a gnt tá se desencontrando mesmo! :(
    obrigado pelo incentivo lá no meu cantinho! fico feliz por vc não esquecer de mim! kkk
    pode deixar que a jaca vai passar longe de mim esse final de semana!
    e vc como tá como está o peso? e os exercícios?

    ResponderExcluir
  7. oi... é verdade, os ombros movimentam-se em tudo no noso dia a dia.. é importante mesmo exercícios como esses!
    boas dicas!
    bjos

    ResponderExcluir
  8. Oie cheguei aqui atraves do blog da Vivi e adorei o que vi aqui, to levando seu link para acompanhar.
    um beijo e tenha uma otima 5F.

    http://pecadosdagullo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir